27 de agosto de 2007

Em Busca do Tempo Perdido

«A partir de certa idade, as nossas recordações estão de tal modo entrecruzadas umas nas outras, que a coisa em que pensamos ou o livro que lemos quase não têm importância. Pusemos algo de nós mesmos em toda a parte, tudo é fecundo, tudo é perigoso, e podemos fazer descobertas igualmente preciosas, tanto nos Pensamentos de Pascal como num anúncio de sabonete.»
«Depois, considerai o pão espiritual que é um jornal, ainda quente e húmido da prensa recente, sob o nevoeiro da manhã em que o distribuem, desde o alvorecer, às criadas que o levam a seus patrões com o café com leite, pão miraculoso, multiplicável, ao mesmo tempo um e dez mil, e que permanece o mesmo para cada um, penetrando, inumerável e de uma só vez em todas as casas.»
Marcel Proust

26 de agosto de 2007

Estertor

a descoberta da palavra "estertor" fascinou-me. não me recordo se lia gorki, zola ou kafka. estes anos volvidos, penso ainda que a morte pode ser um bom tema para a escrita, um tema menos mau de conversa - mas a palavra "estertor" não me tem servido de grande coisa. no entanto, o meu circuito de papez activou-se durante um filme que vi na semana passada. durante a segunda guerra mundial, um homem contava a história de uma mulher com um filho pequeno, que se escondia da gestapo numa cave. o petiz chorou, ela sufocou-o, os polícias ouviram o estertor e encontraram-nos.

17 de agosto de 2007

Basta Café-Jardim







Etiquetas:

10 de agosto de 2007

Welcome Back

partilhávamos as ideias, levantávamos a voz - às vezes falava cada um para seu lado - recorrendo ao pretérito imperfeito saudosista dos pontos de viragem políticos a que não assistimos porque gatinhávamos ou ainda não existíamos.

8 de agosto de 2007

Esplanada

«Como o copo que se eleva lentamente,
glacial, numa tarde de remorso,
os teus beijos duma grande difusão clara,
e o fumo dum cigarro à procura
dum ponto no mar.»

Sebastião Alba, in A Noite Dividida