2 de março de 2008

Ensaios Sobre o Tédio - I

O Tédio é um Piano Mudo?
Primeira Infância
circunscrevi o tédio a três planos sobrepostos.
primeiro plano: a sala (sofás de veludo verde, cortinados de tecido adamascado amarelo-ocre, inúmeros bibelots improváveis desconjugados. no centro, um piano sem cauda, mudo).
segundo plano: um muro de chuva intermitente.
plano de fundo: o prédio com três janelas altas, o friso de azul sobre a parede de cimento com saudades de cor.
Idade dos Porquês
os exercícios de preparação na barra, repetidos duas vezes por semana, anunciados pela voz austera ditando frases curtas, mnemónicas encorajadoras, em francês: «plié, battement tondu, ronde-jambe à terre, grand battement». ao canto da sala, um piano de cauda, mudo. as lascas de madeira a cravarem-se acidentalmente nos dedos, o cheiro da pele das sapatilhas e do cetim misturados com o pó. o espelho a toda a largura da parede.