2 de janeiro de 2010

Outras Viagens

são importantes as longas viagens, é importante conhecer o mundo, saber que há cores e cheiros, paisagens e pessoas diferentes dos que preenchem o nosso cenário de todos os dias. e, para mim, poucas sensações há como a de regressar a casa depois de algum tempo. a casa, que entenda-se, encaixa em si muitos elementos. começa na língua que voltamos a ouvir no comboio, que é a minha. depois o rio que acompanha a cidade, que é a minha e a mais bonita do mundo. o jeito do empregado de balcão do café ao pé da estação, a chávena da bica. o sol que brilha depois da chuva, e depois a chuva outra vez. o trânsito na baixa. os azulejos da entrada do meu prédio. o meu quarto, as minhas paredes com fotografias de outras viagens, os livros e os filmes, os móveis e as roupas, e a maravilha de demorar alguns minutos a reconhecer tudo isto, a estranheza de reencontrar as peças que estruturam a identidade.