7 de dezembro de 2004

Cinema Tour

Rodrigo Leão no Cine-Teatro de Alcobaça
Cinema Tour ou a
cinematografia dos sons representados

Rewind para uma breve sinopse
Em pleno período de revolução cultural e musical, a electrónica década de 80, ouvem-se os ecos (telepáticos ou radiofónicos?) do urbanismo depressivo e errante que deambula na cinzenta Manchester, personificada pelos míticos Joy Division/New Order. Neste contexto, Rodrigo Leão é um dos membros fundadores de uma das bandas icónicas da música moderna portuguesa, Sétima Legião. Numa demonstração do pensamento divergente típico dos génios criativos o músico iniciará um projecto paralelo que cedo se salientará no panorama musical português, os Madredeus. Em 1989, ensaia a sua primeira experiência de composição a solo na banda sonora do filme Um passo, outro passo e depois... de Manuel Mozos. Quatro anos depois, é lançado Ave Mundi Luminar, com os Vox Ensemble. A ruptura com os Madredeus dá-se em 1994. Em nítido crescendo evolutivo, são editados Mysterium (1995), Theatrum, Alma Mater (2000) e Pasión (2001, primeiro registo ao vivo).
Cinema é a mais recente realização de Rodrigo. O álbum editado no passado mês de Junho conta com as notáveis colaborações de Ruichy Sakamoto, Beth Gibbons, Helena Noguerra, Rosa Passos e Sónia Tavares.

Play
No auditório do recentemente remodelado Cine-Teatro de Alcobaça, decorreu no passado dia 19 um dos episódios do Cinema Tour, digressão mundial de apresentação deste trabalho. Num rendez-vous de sonoridades que oscilou entre a nostalgia latente em temas como “Cinema” ou “A Casa”, as ambiências reminiscentes da chanson francesa – “Jeux d’Amour” e “La Fête” – ou a boémia libertina da (já quase legendária) “Pasión”.
O elenco liderado por Rodrigo Leão contou com o glamour de Ana Vieira (voz), o magnetismo pitoresco de Celina da Piedade (acordeon/voz), a expressividade magnetizante de Sónia Tavares (voz), as cordas de Viviena Toupikova (violino), João Portela (guitarra), Luís Aires (baixo) e Samuel Santos (violoncelo), e ainda com as baquetas de Luis San Payo (bateria). Ao espectador atento não terá escapado o jeux d’amour entre os personagens desta sequência. Beth Gibbons faltou a esta exibição, tendo estado presente apenas nas telas de Lisboa e Porto.


in A Voz de Alcobaça, 30.Novembro.2004