21 de janeiro de 2010

Pontapés na Barriga

desenganem-se: não me comoveu a gracinha dos movimentos fetais. mas sim: várias vezes, durante a manhã, tive vontade de dar pontapés na barriga de alguém. de transformar a enfermaria no cenário de um filme do tarantino (ou num western, que já agora fui ontem ver o «my darling clementine» do john ford e gostei muito).
várias cenas de corredor, entre o ridículo e o deprimente. "porque vocês sabem que uma cesareana reduz em 20% a probabilidade de engravidar futuramente, isto para quem teve alguma dificuldade à primeira, é muito importante!", dizia a nossa sensível orientadora - pontapé na barriga! - porque o pai desta futura pouco provável gravidez ali estava, quietinho, encostadinho à parede do corredor, com as malas da recém-mamã do filho que teve alguma dificuldade em conseguir ter.
a saga continuou quando entrámos no quarto de uma quase-mamã em processo de indução de trabalho de parto. nesta altura já éramos oito, quatro belos marmanjos e quatro simpáticas raparigas, olhando para a pobre de perna aberta enquanto a sensível orientadora lhe enfiava os comprimidos para o útero contrair pela boca do corpo acima, e como estava difícil, espremia-lhe a barriga de grávida para empurrar mais fundo, inerte aos gemidos de dor - pontapé na barriga!
declaro que, quando chegar a minha hora, quero parir em casa e sem assistência médica, à moda antiga.

3 Comments:

Blogger a ortónima said...

têsita,

(estás na HDE, certo?) o estágio de ginec-ob é mt constrangedor por nos sentirmos cúmplices de situações pouco éticas em momentos particularmente sensíveis e marcantes na vida de uma mulher, de um bebé que vai nascer e de um acompanhante (o pai ou não). na MAC foi pavoroso. tentemos mudar cada aqui-e-agora possível junto de gerações anteriores e esclarecer as futuras, afim de evitar situações semelhantes..

quanto a parires em casa, e pesando na balança riscos e benefícios,...e se para te protegeres a ti deste ambiente hospitalar-pseudo-universitário, estiveres a comprometer, no caso de alguma complicação, o futuro do teu rebento? é muito complicado... fica o entretanto para reflexão.
;)

3:10 da tarde  
Blogger T. said...

heh, não és a primeira a tentar dissuadir-me, não sei como me levam a sério =P bom, piscinas de água tépida e músicas orientais não faz bem o meu género, quero ter incubadoras e ventiladores e essas maravilhas bem pertinho. e se for cesariana, que sejas tu a fazê-la.
já quanto ao parto na posição de cócoras, tenho tido pequenos debates com uma grande amiga nossa, durante as 12 horas semanais de urgência que manda a lei..(uff, daqui a uma semana não terei que voltar àquele serviço)*

12:28 da manhã  
Blogger a ortónima said...

:D

fico mais descansada.

e é melhor não precisares de cesariana... por todas as razões! :P


***

12:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home