7 de junho de 2009

63%

sobre o significado da abstenção nas eleições europeias (em portugal)

primeiro, creio que este valor terá sido avultado pelo recenseamento automático. não se tratando de um viés estatístico, trata-se pelo contrário da anulação de um viés, com maior expressão demográfica, uma vez que o universo não se cinge aos eleitores que pelo recenseamento afirmaram a vontade de exercer o direito de voto, correspondendo sim à fracção populacional com idades superiores a 17 anos. pelo que comparativamente aos valores em eleições anteriores não o considero alarmante, muito embora triste ainda assim. porque se ouço por aí dizer que votar é um dever, uma obrigação moral, um frete cívico, ou sei lá que mais, continuo a perspectivar o voto acima de tudo como um direito.
segundo, e ao contrário do que tento transmitir a quem puxa o assunto da democracia à refeição, e faz uma confusão danada com brancos, nulos e abstenções, admita-se que na prática esta abstenção terá sido parcialmente uma declaração, uma expressão anti-europeísta. pois não devem ser só 10,5% zangados com a brincadeira do tratado de lisboa. nem tudo o que é internacional é bom (esta frase exige longas explicações, que darei atempadamente a quem mas pedir - adianto já que esta europa não me parece uma terra sem amos). daqui para a frente volto a explicar pacientemente a quem não entende a diferença entre uma coisa e outra que um voto nulo implica desenhar bonecada no boletim de voto, insultar o candidato do partido do governo ou fazer cruzes em todos os quadrados enquanto a abstenção é não ir lá. e o voto branco é um voto sem cruzes, sem bonecos e sem insultos. parece-me simples.
como sempre tentei arrastar a minha mãe comigo, que hoje me respondeu num tom de demissão anarquista ao qual achei uma certa graça. mas este ano ainda terei mais duas oportunidades.

3 Comments:

Blogger Muxy-Muxy said...

Eu fui tua chefe e não te estou a localizar????? Como é possivel???
Quem és tu quem és??? Serás por acaso uma miuda loirinha de olhos claro que apresentou, obrigada claro, um JC sobre apgar???

10:34 da tarde  
Blogger T. said...

Pois sim, essa mesmo!

10:53 da tarde  
Blogger R. said...

É impressionante a tua capacidade de dar um tom jocoso às coisas sérias, mesmo assim mantendo a aura de importância de que se revestem. ;)

gosto de te ler ;)

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home